sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Falando mais sobre a Pedagogia Waldorf

Pedagogia Waldorf
por Silberto Azevedo



O que é uma Escola Waldorf?

A primeira escola Waldorf surgiu em 1919, na Alemanha, sob a orientação de Rudolf Steiner (1861-1925), filósofo, cientista e artista austríaco. Ela foi criada a pedido de Emil Molt, industrial, para atender os filhos dos operários e funcionários da fábrica de que era diretor. Foi uma experiência de sucesso.

Hoje, as escolas Waldorf formam a maior rede de ensino em crescimento no planeta. Estão nos cinco continentes. E embora tenham sido criadas na Alemanha, buscam incentivar e incorporar a cultura do país em que se encontram.

No Brasil, a primeira escola foi criada em 1956, em São Paulo. A partir de então, o movimento tem se expandido com novas escolas em Florianópolis, Ribeirão Preto, Friburgo, Juiz de Fora, Botucatu, Belo Horizonte, entre outras.

Não há administração central; cada escola é independente. Há, contudo, associações que apóiam o movimento, promovendo congressos de atualização de professores e muitas vezes, ajuda financeira para escolas de poucos recursos materiais.

No Brasil, tanto existem escolas destinadas à classe média, quanto dirigidas à população mais carente. Em São Paulo surgiu a escola na favela Monte Azul, onde se realiza um intenso trabalho de caráter social.

Os pais e a família têm papel preponderante na escola. Geralmente se entusiasmam pela proposta e colaboram para que ela possa ser viabilizada.

O que é a Pedagogia Waldorf?

A Pedagogia Waldorf é baseada nas observações de Steiner sobre a entidade humana. Ele chamou de Antroposofia à sistematização do conhecimento que obteve em suas pesquisas (Anthropos = homem; Sofia = conhecimento. Antroposofia = conhecimento da natureza humana).

Steiner descreve o ser humano sob vários ângulos complementares. Dois deles têm efeito direto na educação: a constituição humana, e o desenvolvimento da personalidade em ciclos de 7 anos (setênios).

Para Steiner, o ser humano é constituído de três veículos de expressão: o corpo, as emoções e a mente. A esses três veículos correspondem três funções: o querer, o sentir e o pensar. Todos esses aspectos precisam ser educados com a mesma atenção para a plena realização do potencial humano. Esse é o objetivo da Pedagogia Waldorf, e por isso ela desenvolveu atividades para cada um daqueles aspectos.

O corpo é educado por meio de atividades práticas como jardinagem, marcenaria, construção, ginástica, trabalhos manuais, entre outras. A educação do corpo, tal como é praticada nas escolas Waldorf, fortalece o caráter da criança, pois desenvolve a sua força de vontade, criando nela qualidades como a disposição para enfrentar dificuldades e a perseverança.

As emoções são educadas por meio da arte: música, canto, desenho, pintura, literatura, teatro, trabalhos manuais, recitação, escultura, e cerâmica. Por meio da expressão artística, são dadas muitas oportunidades para o refinamento da sensibilidade, harmonização de conflitos na área afetiva e interação social.

Dentro do currículo Waldorf, desde o jardim de infância, incluem-se aulas de culinária, modelagem, pintura, desenho livre e trabalhos manuais, bordado, tricô e marcenaria) poesia, teatro (contos de fada, contos populares, fábulas e lendas) , exposições, músicas e festa na escola.

A mente é educada por meio da transmissão do conhecimento já adquirido pelo homem de forma balanceada e adequada à idade do aluno. Nas Escolas Waldorf busca-se cultivar o sentimento de admiração que as crianças têm em relação à natureza e ao mundo como forma de manter vivo o seu interesse em aprender. Arte e atividades práticas são também instrumentos a serviço das matérias acadêmicas.

Com a educação integrada de todos os aspectos do seu ser, a criança aprende a não dissociar seus pensamentos, sentimentos e ações. Torna-se um adulto equilibrado e coerente.

Os setênios

É de conhecimento geral algumas crises básicas na biografia humana:

Aos 7 anos – a troca dos dentes
Aos 14 anos – a puberdade
Aos 21 anos – maioridade

Os primeiros 7 anos de vida são dedicados ao conhecimento do corpo, seus limites e capacidades. A aprendizagem nesse período é realizada principalmente por vias inconscientes, baseada na imitação. A criança estrutura as suas experiências por meio das brincadeiras que brotam da sua imaginação. A virtude básica que a criança precisa ver manifestada ao seu redor é a gratidão pela vida. O mundo é bom!

Quem são os profissionais que preparam os alunos de uma forma tão abrangente?

Um professor Waldorf é um ser humano que busca, sobretudo seu autoconhecimento, assim ele estimula o desenvolvimento dos seus alunos, mas ele deve estar em constante desenvolvimento.

Os professores possuem habilidades de conduzir a criança para a socialização sem violentar o seu mundo interior. Deve respeitar e incentivar a sua criatividade e imaginação ao mesmo tempo em que a ajuda a adquirir bons hábitos de vida: ritmo, disciplina, respeito para com os outros.

A educação no primeiro setênio se dá pelo exemplo. O que o professor é conta mais do que as atividades propostas ou as técnicas usadas.

A relação professor-aluno é o aspecto mais importante para uma educação integral. Informações podem até ser transmitidas por meio eletrônicos. Educação, não. Na Escola Waldorf, há condições bastante propícias ao aprofundamento dessa relação.

Para se preparar para a tarefa de lecionar em uma escola Waldorf, há cursos de formação tanto na filosofia antroposófica, quanto para o desenvolvimento artístico necessário e técnicas pedagógicas.


Mitos e verdades

1. O que é Antroposofia?
Correspondendo às suas raízes lingüísticas, a palavra Antroposofia (do grego Antropos – Homem e Sophia – Sabedoria) significa sabedoria a respeito do homem. Elaborada, em seus princípios, pelo filósofo e cientista austríaco Rudolf Steiner (1861- 1925), procura satisfazer a busca de conhecimento do homem moderno a respeito de si mesmo, buscando responder recorrentes perguntas do ser humano: Quem sou eu? De onde venho? Para onde vou? Qual é o sentido de minha existência?

Além da Pedagogia Waldorf, praticada em mais de 650 escolas em todo o mundo, a Antroposofia trouxe bases científicas para uma renovação nas diversas áreas da vida social, como a Medicina, Artes, Agricultura Biodinâmica, Terapias, Educação Especial, e muitas outras. (Veja mais no site: www.sab.org.br ).

2. Ao sair de uma escola Waldorf meu filho terá dificuldades em adaptar-se a outras escolas ou ao mundo?

A prática e relatos mostram que as crianças transferidas para outras escolas normalmente conseguem bom desempenho e boa adaptação. Freqüentemente se sobressaem quanto à capacidade de concentração, criatividade, entrosamento social, autonomia e alegria no aprender.

3. O ensino é “mais fraco”, se comparado às Escolas convencionais?

Não. A Escola Waldorf também exige muito dos alunos. A diferença está na forma com que os assuntos são trazidos às crianças, e no respeito às suas fases evolutivas.

4. E o vestibular?

Jovens ex-alunos Waldorf, mostram-se aptos a passar em qualquer vestibular, tanto quanto alunos de escolas tradicionais. Podem tornar-se bons profissionais nas áreas de ciências exatas, humanas, biológicas ou quaisquer outras. Normalmente mostram sensibilidade em relação às questões de ordem social, estando bem conectados à realidade. Enfrentam os desafios da vida com equilíbrio e com os “pés no chão”.



5. Como são feitas as avaliações numa escola Waldorf?

O progresso dos alunos é descrito detalhadamente pelos professores, nos boletins anuais. Mais do que notas por matéria, são enfocadas habilidades como perseverança, interesse, motivação e força de vontade. Esse método de avaliação permite um acompanhamento amplo do desenvolvimento da criança. As provas e testes também são aplicados, quando o professor julga necessário.

6. Como se dá o ensino da Informática?

Partindo de um estudo aprofundado a respeito do desenvolvimento do ser humano, constatamos que a criança só deveria utilizar computadores quando, simultaneamente, puder compreender o seu funcionamento mecânico. Tal habilidade surge de forma viva e livre, no Ensino Médio. Essa espera proporcionará ao jovem a capacidade de não se deixar manipular, fazendo uso consciente dos meios eletrônicos, tão importantes na época em que vivemos.

7. Como a questão dos Limites é trabalhada?

O ser humano só alcança sua maturidade aos 21 anos. A criança gradativamente conquista autonomia, responsabilidade e liberdade. O limite é imprescindível para a criança em desenvolvimento.Embora na educação infantil a criança tenha seu espaço de expressão através do brincar espontâneo, existem limites e atividades definidas, ritmo e horários, o que traz segurança para o ambiente.Do maternal ao ensino fundamental, os limites são claramente colocados pelos professores, em linguagem adequada a cada faixa etária.

8- Como é a alfabetização numa escola Waldorf?

Na Escola Waldorf, a alfabetização tem início no Ensino Fundamental, devido ao respeito que se dá a diversos aspectos do desenvolvimento da criança, e não apenas o cognitivo ou intelectual.Atualmente muitas crianças apresentam precocidade no lado intelectual, o que não quer dizer que tenham maturidade para submeter-se a um processo de alfabetização. Muitos problemas futuros podem ser evitados, quando se tem a devida paciência para esperar. Crianças que entram no primeiro ano Waldorf já alfabetizadas têm a oportunidade de conhecer as letras e a escrita de maneira viva e artística o que amplia em muito sua relação com o mundo letrado.

9- Como é tratada a Religião nas Escolas Waldorf?

A Antroposofia não é uma religião. É uma visão do Universo e do Homem obtida segundo métodos científicos. Dessa cosmovisão decorre uma imagem do ser humano, que é objeto de constante estudo para os professores.

Nas Escolas Waldorf, não se prega nenhuma confissão específica, respeitando-se a liberdade espiritual de seus alunos e familiares.O sentimento de religiosidade, que a criança naturalmente traz consigo, é cultivado na celebração das festas cristãs e também através de pequenos gestos de gratidão aos homens, à natureza e a Deus.

10- Há alguma recomendação da Escola em relação à alimentação?

As crianças devem evitar os doces na parte da manhã, pois o organismo não está apto a digeri-los, o que prejudica a concentração. Na medida do possível, o ideal é receber uma alimentação integral isenta de agrotóxicos.

11- Como é a formação do professor Waldorf?

O professor Waldorf, além da formação tradicional exigida pelo MEC, passa por uma formação específica, que consiste nos Cursos de Formação em Pedagogia Waldorf. Fazem parte da formação matérias teóricas como as que tratam do currículo e do desenvolvimento da criança. Filosofia, Arte, História da Arte, Música, Trabalhos Manuais, entre outras.Entretanto, a formação de todo professor se completa dentro da sala de aula, no exercício diário da sua missão.Num mundo onde valores humanos são cada vez menos considerados, temos a árdua tarefa de lutar contra uma corrente que prega a alienação, a massificação de idéias, a falta de sensibilidade. O professor, como agente transformador da sociedade, começa tansformando-se a si próprio.A relação professor-aluno é o aspecto mais importante para uma educação integral. Informações podem até ser transmitidas por meios eletrônicos. Educação, não.

12- As Escolas Waldorf são reconhecidas pelo MEC?

Sim. E têm suas Propostas Político Pedagógicas avaliadas como uma das mais completas e adequadas aos novos Parâmetros Educacionais mundiais.

13- Como são administradas?

A organização administrativa de cada instituição Waldorf segue o princípio da autogestão. Não há dono, mas conselhos. Cada escola é representada juridicamente por uma Associação sem fins lucrativos, no nosso caso, a Associação Pedagógica Itacolomi), da qual participam professores, pais, e aqueles que sentem afinidade com os seus propósitos educativos e culturais. Esta filosofia, ou tipo de gestão que dela provém, não muda em nada quaisquer responsabilidades pedagógicas, financeiras ou jurídicas. A Escola Waldorf responde a todos esses níveis, como qualquer outra escola.

“ A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmo, encontrar propósito e direção para suas vidas.”

Rudolf Steiner

Texto e imagens: Lume Jardim de Infância (www.lumejardim.com.br)




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