quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Tornar-se Mãe

Nomeei esse post com Tornar-se Mãe porque acredito que o fato de engravidar, ter o filho e dar o seu melhor para cuidar dele não seja Tornar-se Mãe. Se apropriar da função Materna é deixar a sua menina interna morrer e renascer a Mãe, a cuidadora, a Maternal.
Sempre tive dificuldade para isso, talvez pelo fato de ter perdido minha mãe quando nasci, talvez por ter sido criada por pessoas que não estavam prontas para serem mães e cuidarem de mim, não vou poder afirmar, mas o fato é, para mim era difícil ficar bem, ver o real, estar presente com minha filha, ter opções.
Com a sacudidela que tomei logo no final do ano passado (morte da minha irmã que me criou) e com todo o processo do pós parto, tenho seguido nessa busca, na busca dessa Mãe interna que está dentro de mim, essa Mãe que servirá de espelho para minha filha, essa Mãe adormecida que foi amordaçada com as dores da vida. Sinto que é essa Mãe que as mulheres entram em contato quando vivem as dores do parto, infelizmente não pude passar por este processo, mas fico feliz de poder estar despertando-a.
Hoje, ainda dolorida, porém mais forte sinto prazer em fazer as coisas, prazer este que não sentia...sinto vontade de CUIDAR, cuidar da minha casa, cuidar do meu marido, cuidar da minha filha, cuidar de mim. As tarefas não me parecem mais pesadas, são simplesmente tarefas e isso me dá prazer e motivação. Minha MÃE está de volta!
Agradeço a cada uma das Mães que participam da minha vida, simplesmente por existirem, por tentar fazer suas vidas melhores, seu mundo melhor e por contribuíram comigo nesse meu processo.
Às MÃES/MATERNAS que conheço pessoalmente, meu muito obrigado por compartilharem comigo suas dores e também suas vitórias, as que não conheço e me mandam e-mails, posts, comentários também!
Sigo em frente com a certeza de que agora estou me tornando MÃE de verdade, nesse momento de angústia de separação, onde minha filha olha para mim e diz Mon, Mon, Mon e toca no rostinho dela e diz Nenê, Nenê, sinto que realmente isso não há ninguém que me tire.
SOU MÃE!

2 comentários:

  1. Adorei o blog!
    Concordo com você! Quando nasce uma criança nasce tbm a mãe...
    Voltarei mais vezes...
    Beijos Natáli
    www.minhapequenamaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Gi...
    É verdade nem todas que pariram se tornaram mães, mas as que tem essa consciência podem sim ser muito mais que MÃES... Podemos amar até um filho que não foi gerado por nós, basta termos um sentimento sincero e único, o AMOR. Não é necessário dizer sim pra tudo, pois isso não é o verdadeiro amor..
    Quem ama e é mãe cuida, se preocupa, admira, se doa, esquece de si...
    Passa lá no blog e lê um significado que eu escrevi sobre a palavra MAMÃE e vê se você concorda.
    Me emocionei com sua reflexão.
    Beijos
    Carol

    ResponderExcluir

Deixe sua criatividade rolar aqui.