sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Gersal, opção excelente para reduzir o sal na comida

Uma opção bacana para diminuir o sal na alimentação e de fácil preparo é o Gersal.


Gersal é uma mistura de sementes de gergelim trituradas e sal marinho. Essa mistura tem sido muito utilizada na cozinha macrobiótica e é uma ótima opção para substituir o sal comum.

Com a mistura, além de reduzir a proporção de sal pela metade (ou menos, dependendo das medidas usadas) conseguimos enriquecer as preparações com outros nutrientes, principalmente o cálcio. O gergelim é uma das melhores e mais biodisponíveis fontes deste mineral que temos. O Gersal é uma ótima e criativa maneira de se introduzir este alimento funcional na nossa alimentação e aumentar a oferta de cálcio na alimentação.

E o melhor. É incrivelmente simples e prático de fazer.

Originalmente, o Gersal deve ser feito com sal marinho, mas o sal comum também tem sido utilizado e o efeito é praticamente o mesmo. Quanto ao sabor, não se preocupem. Não há perda de sabor com a substituição do sal de cozinha pelo Gersal. Pelo contrário. O gergelim agrega um sabor especial às preparações. Esta mistura permite que se use uma quantidade um pouco maior de tempero e a quantidade total de sal propriamente dito consumida continuará significativamente menor.

Já existem marcas de Gersal prontas à venda em lojas de produtos naturais e casas do gênero. Mas é tão simples de se fazer que não há necessidade de se comprar o produto industrializado.

Então vamos à receita!

Gersal

Ingredientes:
- 2 xícaras de semente de gergelim
- 1 xícara de sal marinho (ou sal comum)

*As proporções podem variar de acordo com a receita. Mas para se ter uma redução significativa de sal, a proporções mínimas é de 2 (gergelim) para 1 (sal). Se quiserem utilizar 3 para 1, ou 4 para 1, melhor ainda!

Modo de preparo:

Em uma frigideira, toste as sementes de gergelim até que ela assuma uma coloração dourada (neste ponto elas começam a “pipocar” na panela). Retire do fogo e triture bem as sementes com um liquidificador ou triturador até assumir uma textura de farinha homogênea.

Dificilmente você vai conseguir uma farinha fina, e nem é necessário. É comum sobrarem pequenos pedaços ou algumas sementes intactas. Não há problema algum.

Após o processamento, adicione a xícara de sal marinho e misture bem. Guarde em um recipiente de vidro longe de umidade.

Para substituição do sal em receitas, deve-se usar a mesma medida de sal pedida. Exemplo: Uma receita pede uma colher de sal, então use uma colher de Gersal.

O sabor ficará levemente mais suave, mas a quantidade de sal será três vezes menor! Experimente!

Fonte: http://nutribh.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua criatividade rolar aqui.